Correio Popular Notícia



Começa vacinação antirrábica de cães e gatos em Ji-Paraná

Data da notícia: 11/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120512-52.jpg[/IMG] (Da Redação) A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Raiva para Cães e Gatos, com o slogan ?Amigo é para sempre, não basta ter, é preciso cuidar!?, acontece hoje (12), das 8 às 17 horas, nas escolas e UBS (Unidades Básicas de Saúde) do 1º distrito de Ji-Paraná. A campanha é realizada pela SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), através do Centro de Controle de Zoonoses. ?Neste ano, a campanha terá duas etapas, sendo que a primeira acontece neste sábado no 1º distrito e a segunda etapa no próximo dia 19 no 2º distrito. A meta é vacinar 24 mil cães e gatos nas zonas rural e urbana.
A vacinação é gratuita?, ressaltou o diretor do Centro, Gilvan Agostinho. Segundo a médica veterinária, Silvia Parisi para serem imunizados contra a raiva todos os cães e gatos devem ter, no mínimo, três meses de vida, não podem apresentar sinais de doença, nem estar se recuperando de acidentes ou cirurgias. Disse ainda que todos os outros devem receber a vacina, inclusive as fêmeas gestantes, no cio ou em fase de amamentação. ?A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão da doença?, afirmou a médica veterinária.
Os principais sinais da raiva são mudança de hábitos ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual), agressividade, salivação (o animal baba muito) e paralisia. ?Diante de um caso de mordedura ou arranhadura por qualquer animal, a primeira providencia a ser tomada, e altamente eficaz, é lavar o ferimento com água e sabão/detergente. Isso dificulta a penetração do vírus nos tecidos mais profundos, impedindo que ele atinja as terminações nervosas por onde se propaga. Após isso, capturar o animal, se possível, e procurar um posto de saúde. O médico, com a ajuda do veterinário, irá avaliar o risco que o animal agressor apresenta e se é necessário fazer o tratamento antirrábico no paciente?, informou Silvia Parisi.

1º DISTRITO - A campanha será realizada hoje (12) no 1º distrito, nos seguintes locais: Gerivaldão, Semusa, Colégios José Francisco, Edilce Freitas, Carmem Rocha, Parque São Pedro (das 8 às 13hs), Rio Urupá, Gonçalves Dias, Antônio Bianco, Jardim dos Migrantes, Jovem Vilela, Lauro Benno, NutriNorte Pet-Shop, UBS 2 de Abril, Km5 e Dom Bosco.
Já no próximo dia 19, a campanha inicia no 2º Distrito, nas escolas Jamil Vilas Boas, J.K, Adão Lamota, Tancredo Neves, Nova Brasília, Aluizio Ferreira, Silvio Michelussi, 31 de Março, Júlio Guerra, Parque dos Pioneiros (das 8 às 13 horas), Osvaldo Piana (das 14 às 17 horas), Cora Coralina, Marcos Bispo, UBS Primavera, São Francisco, Padre Romano, Nova Brasília, BNH e Centro de Controle de Zoonoses Linha (94). Com informações da Ascom/Semusa.

Fonte:






Noticia vista 1946 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.